PRAGAS DE A a Z - Monitoramento - Memória

EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Joana Maria Santos Ferreira - Editora Técnica

Memória

Todas as pragas que ocorrem na plantação no decorrer do desenvolvimento das plantas, e as medidas adotadas de controle deverão ser registradas em fichas apropriadas a fim de constituir a memória fitossanitária da propriedade, no intuito de minimizar e prevenir danos e de reduzir perdas. São estas:

Ficha de amostragem ou anotações de campo
Ferramenta utilizada nas Inspeções de rotina (demonstração) e especial (demonstração)
Ficha de amostragem para a broca-do-olho
Ferramenta utilizada para avaliar a atividade mensal da broca-do-olho (Rhyncophorus palmarum) (demonstração)

Caderno de campo
Ferramenta utilizada pelo Organismo de Avaliação e de Conformidade – OAC, (credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia - INMETRO) durante o processo de avaliação e rastreabilidade da produção da propriedade. Neste caderno serão registrados, além dos dados gerais da propriedade, todas as ações de manejo realizadas nas parcelas monitoradas no decorrer do ano.

Cada parcela deve ter seu caderno específico e tantos quantos forem necessários para o registro das ocorrências e das ações realizadas. Todos os cadernos atualizados devem permanecer sempre na propriedade; não devem conter rasuras (caso haja rasura, esta deve ser justificada no Anexo do Caderno); devem ser assinados pelo responsável da plantação (Gerente ou Manejador) e, em seguida, armazenados em bancos de dados.

A síntese das inspeções e tomada de decisão, (demonstração) bem como a ficha de registro (demonstração) das ações anuais realizadas na propriedade, constantes no caderno de campo, são demonstradas em tabelas.