Sindcoco vai à  Justiça contra laudo de ministério

Fonte: JC Online

Postado em 2012-11-24

O Sindicato Nacional dos Produtores de Coco do Brasil (Sindcoco) apresenta hoje uma denúncia à Procuradoria Geral da República contra um parecer técnicoemitido pelo engenheiro agrônomo do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, Celso Cordeiro da Silva, que favorece a importação de coco e seus derivados. De acordo com o presidente do Sindcoco, Francisco Porto, o parecer permite a importação do coco semi-processado (ralado) sem que seja necessário o cumprimento de normas fitossanitárias, estabelecidas pela Portaria de nº 70, de 05 de março de 1998, do próprio Ministério. “A importação do coco semi-processado está inviabilizando a cocoicultura nacional, pois não temos para quem vender”, disse Francisco Porto. A produção nacional é de 900 milhões de frutos de coco seco. O produto importado já atinge 40 % do consumo nacional, segundo dados do Sindicato. Francisco Porto afirma que a lucratividade dos importadores chega a 108%. O produto é comprado ao preço de US$ 1,20 o quilo é comercializado a R$ 5,00. “Não queremos fazer uma reserva de mercado, apenas que se faça respeitar a Portaria”, explica o presidente do Sindcoco. Existem no País 224 mil produtores de coco. O setor emprega cerca de 900 mil pessoas. Os produtores de coco participam no dia 21, às 15 h, de uma manifestação em defesa do setor, em Brasília. “Pretendemos sensibilizar a bancada de deputados em prol da causa”, diz Porto.