Papel da indústria do coco para o desenvolvimento econÃÂŽmico é discutido

Fonte: Gente e Mercado


Postado em 24/ 11/ 2012



O Sindicato Nacional dos Produtores de Coco do Brasil (Sindcoco) vai apresentar informações sobre o papel da indústria do coco para o desenvolvimento econômico e social da Bahia e do Brasil, alertando acerca dos riscos do fim de uma salvaguarda para a produção nacional. O evento ocorre amanhã, 25, às 10h, no American Towers Hotel, Rua Frederico Simões, 120 Caminho das Árvores.

Estarão presentes no encontro, o presidente do Sindcoco, Francisco Porto; o presidente do Sindicato das Indústrias do Coco do Ceará, Francisco Bezerra, além Cláudio Teles, Secretário de Agricultura de Conde, município que possui a maior produção no Nordeste. Também marcarão presença na coletiva, o especialista de derivados do coco, Oscar Lavrine, e os representantes da Secretaria da Agricultura da Bahia e da indústria do coco na Bahia, Francisco Otoni e Roberto Lessa, e do Ceará, Laerte Gurgel e Armando Barata.

A Bahia é a maior produtora de coco do país. A região nordeste representa 82,28% do total de área plantada e 69.25% do valor total de coco produzido. Entre as medidas que o Sindcoco pretende levantar para discussão, estão o aumento da carga tributária para a importação de produtos derivados do coco, a equiparação dos critérios sanitários e trabalhistas com a legislação brasileira e a assistência à agricultura familiar e ao programa de proteção da cultura do coco. Outros assuntos, como o incentivo fiscal para a utilização da fibra de coco na indústria do automobilismo e o estímulo à proteção do meio ambiente e à segurança humana, também serão abordados.