Coletiva de imprensa discute medidas relacionadas à importação do coco no país

Fonte: www.bahiaeconomica.com.br

Postado em 24/ 11/ 2012

A região nordeste representa 69.25% do valor total de coco produzido no país e possui 22,28% do total de área plantada. A Bahia é a maior produtora do país e para falar sobre as perspectivas para o segmento, o Sindicato Nacional dos Produtores de Coco do Brasil (Sindcoco) convida a imprensa para uma coletiva.

O encontro será realizado nesta quarta-feira (25), às 10h, no Mezanino do Ed. Salvador Business & Flat, no Caminho das Árvores. Durante o evento, o Sindcoco pretende discutir assuntos como o aumento da carga tributária para a importação de produtos derivados do coco, a equiparação dos critérios sanitários e trabalhistas com a legislação brasileira e a assistência à agricultura familiar e ao programa de proteção da cultura do coco.

Serão apresentados também temas como o incentivo fiscal para a utilização da fibra de coco na indústria do automobilismo e o estímulo à proteção do meio ambiente e à segurança humana. Na ocasião, a entidade vai divulgar informações sobre o papel da indústria do coco para o desenvolvimento econômico e social da Bahia e do Brasil, alertando acerca dos riscos do fim de uma salvaguarda para a produção nacional. A Resolução n° 51/2010, emitida pela Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), apresenta critérios que restringe as importações do coco no país e será extinta no dia 31 de agosto deste ano.

O encontro contará com participação do Presidente do SINDCOCO, Francisco Porto; o Presidente do Sindicato das Indústrias do Coco do Ceará, Francisco Bezerra, além Cláudio Teles, Secretário de Agricultura de Conde, município que possui a maior produção no Nordeste.