SDR discute revitalização da cadeia produtiva do coc

Fonte: ww.sdr.ba.gov.br

Postado em 24/ 09/ 2016

Com o objetivo de debater as possibilidades revitalização da cadeia produtiva do coco, o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, reuniu-se com o diretor do Sindicato Nacional dos Produtores de Coco do Brasil (Sindcoco) Fernando Florence, nesta terça-feira (20), na sede da SDR, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

De acordo com os representantes do Sindcoco, um número expressivo de produtores de coco se enquadra na categoria de agricultores familiares, que necessitam de apoio para a recuperação/renovação de seus coqueirais. Dados apresentados pelo sindicato apontam 60% desses produtores não utilizam tecnologias como adubação, controle de pragas e doenças e comercializam 74% de sua produção por meio de intermediários.

“Com essas informações, percebemos a necessidade de replantio dos pomares de coco, principalmente com variedade anã, que tem uma produção comercial em curto prazo. Também será necessário um diálogo entre Governo, empresas e agricultores familiares, para alinharmos estratégias que agreguem valor a essa cadeia produtiva”, pontuou Rodrigues.

Segundo o secretário, os editais de fruticultura, que serão lançados pelo projeto Bahia Produtiva, bem como iniciativas de assistência técnica e extensão rural (Ater), executadas pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), ajudarão a reoxigenar o ciclo produtivo do coco.

“O estado da Bahia é o maior produtor nacional de coco, com área plantada de 75,8 mil hectares e produção estimada de 554 milhões de frutos. O Valor Bruto da Produção Agrícola (VBPA) é estimado em R$ 273,5 milhões e responde pela geração de cerca de 240 mil postos de trabalho (IBGE 2012)”, informou Florence, indicando que mesmo com esses números, a Bahia ainda precisa importar água de coco e coco ralado.

A reunião contou com a participação do superintendente da Bahiater, Ivan Leite Fontes, o superintendente da Agricultura Familiar (Suaf), Marcelo Matos e a diretora da Suaf, Maria Auxiliadora Alvim, além do coordenador do projeto Bahia Produtiva, Fernando Cabral.