PRAGAS DE A a Z - Monitoramento

Créditos: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Joana Maria Santos Ferreira - Editora Técnica

O monitoramento é um instrumento utilizado de maneira eficiente no Sistema de Produção Integrada de Frutas - PIF para registrar a ocorrência de pragas na plantação, em tempo, espaço e número e determinar o nível de dano causado à planta e o de infestação na plantação. Uma praga pode estar presente na plantação e não causar prejuízos econômicos à lavoura.

O objetivo principal do monitoramento é prevenir que o nível de infestação da praga venha a superar o nível de controle pré-estabelecido e auxiliar na tomada de decisão de:

a) continuar a inspecionar a área sob monitoramento em intervalos menores para avaliar a evolução da infestação;
b) estabelecer o momento apropriado para intervenção;
c) escolher os meios mais adequados, eficientes e seguros de controle.

Essa operação requer a realização de amostragens criteriosas, especificas e frequentes para cada espécie-praga, de forma a prever qualquer ataque de pragas a tempo de impedir que focos de infestação presentes na plantação possam se desenvolver e causar sérios efeitos na produção.

O nível de ação para as pragas do coqueiro está sendo estabelecido com base na porcentagem de órgãos ou de plantas, encontrados danificados durante a inspeção de rotina ou durante a inspeção especial.

Um bom monitoramento deve:

i) abranger diversos pontos do pomar;
ii) avaliar um número menor de plantas, mas que, no todo, retrate as condições fitossanitárias do ponto amostrado e/ou da plantação;
iii) considerar os diferentes estágios fonológicos da planta;
iv) ser praticado por pessoas treinadas que possam reconhecer as pragas, o grau de tolerância da plantação à presença das espécies, suas respectivas injúrias, bem como as medidas de controle disponíveis para prevenir danos econômicos.

SINDCOCO © 2012

Sub sede: Av. Barbosa Lima nº 149, Edifício Alfredo Fernandes, 3º andar, Salas 307/308 – Recife Antigo
CEP 50.030-330 Recife – Pernambuco
E-mail: sindcoco@ig.com.br
Fones: (81) 3224-0344/3224-2638